quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GRAND CANYON - UMA REGIÃO CAVADA POR UM RIO

O Grand Canyon tem 445 quilômetros de comprimento, mais de 1,5 quilômetros de profundidade e 30 quilômetros de largura. Ele foi todo entalhado pela erosão, pelo rio Colorado e pelas forças quase imperceptíveis, mas poderosas, dos flocos de neve, das gotas de chuva e do ar. O canyon é cheio de precipícios, anfiteatros, montes íngremes e isolados, despenhadeiros, pináculos, templos e formas sem nome, em vermelho, ouro, rosa, verde, laranja, violeta e muitas outras cores.


LOCALIZAÇÃO DO GRAND CANYON - ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

1- As Forças Que Geraram o Canyon:

Há muitos milhões de anos, o planalto colorado, na área do Grand Canyon, contava com 3.000 metros de rocha a mais do que atualmente e era relativamente nivelado. O material que desapareceu compunha-se de camadas de quatorze formações rochosas. Na região do Grand Canyon, tais camadas foram desgastadas durante milhões de anos, até que ficou à vista, no topo, a atual camada de calcário.
Há aproximadamente 65 milhões de anos, a pressão interna ergueu uma espécie de bolha na superfície achatada do planalto, na área do Grand Canyon. Os geólogos referem-se a esse tipo de fenômeno como soerguimento: ele foi seguido por uma elevação geral de todo o planalto colorado, processo que ainda esta em curso. À medida que o planalto se elevou gradualmente, os rios pouco profundos que avançavam por ele sinuosamente começaram a correr mais rápido e a delimitar com mais nitidez seus cursos. Um desses rios, localizado a leste do soerguimento, era o ancestral do colorado. Um outro sistema fluvial, o Hualapai, que corria a oeste do soerguimento, prolongou-se em direção leste, atravessando o soerguimento. Por fim, esse sistema encontrou o antigo colorado e capturou suas águas. O novo rio começou então a cavar a trincheira de 445 quilômetros de comprimento, que se transformou no Grand Canyon. Os geólogos calculam que esse trabalho de escavação começou há mais de 10 milhões de anos.
Desde então o processo de formação do Canyon tem sido cumulativo. À ação corrosiva do próprio rio, juntaram-se outros fatores. O calor e o frio, a chuva e a neve, juntamente com a resistência variável das rochas, aumentam as oportunidades de erosão. As paredes do Canyon esfarelam-se e o rio adquire um instrumento cortante, toneladas de fragmentos de rocha; a chuva que escorre pelo planalto cria correntes tributárias que entalham os Canyons laterais. Aprofundando-se lentamente em direção ao planalto, os Canyons laterais expõem novas rochas, e assim a erosão prossegue.


O RIO COLORADO E O GRAND CANYON - ESPETACULO DA NATUREZA

2- O Tempo Geológico em Camadas Ascendentes:

No seu ponto mais profundo, ao longo do trecho conhecido como garganta Granite, o Canyon faz um entalhe de 1,5 quilômetros de profundidade na crosta terrestre, revelando 2 bilhões de anos de seu passado. Esse lugar tem sido considerado como o maior e mais antigo livro de história do mundo, e no enatnto, suas páginas estriadas contam apenas parte da história. Os geologos dividem a história da Terra em quatro grandes eras geológicas, porém as paredes do Canyon exibem apenas as duas primeiras, a Pré-Cambriana e a Paleozóica; as rochas das duas eras mais recentes, a Mesozóica e a Cenozóica, foram desgastadas pela erosão. Entretanto, as rochas que restaram relatam acontecimentos geológicos espetaculares. A mais antiga, o xisto do fundo da garganta, é relíquia de uma época em que o centro da Terra em ebulição pertubava sua superfície, são rochas dobradas pela pressão interna, saturadas pelo calor e a seguir infiltradas por correntes liquefeitas de material mineral. Acima delas, as sete camadas empenadas de rochas chamadas Séries do Grand Canyon foram inclinadas por um soerguimento ao longo de linhas de falha na crosta da Terra. As camadas de arenito, calcário e folhelho situadas na parte superior do Canyon refletem as marcas de um longo cortejo de mares, desertos e planícies de inundação, cada uma com seu próprio sedimento.


GARGANTA GRANITE - GRAND CANYON E SUAS CAMADAS DE ROCHAS


TABELA DOS TEMPOS GEOLÓGICOS DO GRAND CANYON

(Fonte: As Regiões Selvagens do Mundo, Editora Cidade Cultural Ltda, Rio de Janeiro, RJ.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário