quinta-feira, 18 de junho de 2009

POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA

A água do mar é uma solução rica em sais, com 85% de cloreto de sódio (NaCl), também conhecido como sal comum ou de cozinha.
São duas as principaís hipóteses sobre as fontes de enriquecimento de sais para a água do mar, sem que a ocorrência de uma delas possa significar a ausência da outra.
A primeira delas, a mais conhecida, e que durante longo tempo se acreditou ser a única, é da origem desses sais a partir da dissolução das rochas da superfície terrestre e de seu transporte pelos rios até os oceanos. Porém a análise comparativa entre os sais dissolvidos transportados pelos rios e a composição dos sais presentes na água do mar demonstra que nem todo o sal existente poderia ter se originado só através deste processo.
A segunda hipótese está ligada aos processos vulcânicos existentes nos assoalhos marinhos. As lavas originárias do manto trazem diretamente ao oceano água juvenil, ou seja, água contida nas camadas interiores do planeta e que nunca esteve em forma líquida na superfície da Terra. Esta água juvenil contém, em solução, vários constituintes químicos como cloretos, sulfatos, brometos, iodetos, carbono, cloro, boro, nitrogênio e muitos outros.
Além disso, devido ao calor do magma, a água fria dos fundos dos oceanos, ao percolar as rochas do assoalho, se aquece, ao mesmo tempo que troca elementos químicos com o meio rochoso e ao ascender, integra-se ao ambiente oceânico.
As interações entre os constituintes químicos dissolvidos através de complexos processos, envolvendo trocas entre oceanos, atmosfera, fundos marinhos, rios, rochas da superfície, magma, etc., originam um balanço geoquímico estável do meio marinho, fazendo com que a quantidade de sais dissolvidos mantenha-se constante por décadas, séculos, milênios.
Muito embora a concentração salina e a dinâmica dos oceanos não favoreça a deposição de sais, em condições particulares, quando ocorre a livre circulação das águas, como nos mares internos, ou onde os eventos de evaporação superam os de recarga de água, poderá ocorrer a deposição dos sais dissolvidos na água do mar nos fundos marinhos. Estes depósitos salinos formados preferencialmente em lagunas e mares reliquiares são denominados genereicamente evaporitos, sendo o Mar Morto uma das áreas mais evidentes da formação atual destes depósitos. Ali a salinidade das águas é superior a qualquer outro oceano com altas concentrações de magnésio, sódio, potássio e brometos. Por causa desses sais, as águas do Mar Morto são ricas em propriedades terapêuticas no caso de várias doenças de pele e problemas respiratórios. O Mar Morto localiza-se na maior cavidade tectônica do planeta, a cerca de 395 metros abaixo do nivel do mar atual.
(Fonte: Decifrando a Terra / organização Wilson Teixeira - M. Cristina Motta de Toledo - Thomas Rich Fairchild - Fábio Taioli, Companhia Editora Nacional, São Paulo (SP), 2008.)


FOTO DO MAR MORTO (ISRAEL) - MAR COM GRANDE QUANTIDADE DE SAIS EM SUAS ÁGUAS.
(Fonte: www.blog.educacional.com.br)


DEPÓSITOS DE EVAPORITOS NO MAR MORTO
(Fonte: Decifrando a Terra / organização Wilson Teixeira - M. Cristina Motta de Toledo - Thomas Rich Fairchild - Fábio Taioli, Companhia Editora Nacional, São Paulo (SP), 2008.)

Um comentário: