domingo, 19 de abril de 2009

OS CONTINENTES

A superfície da Terra é de 510 milhões de Km², dos quais cerca de 70% são ocupados por áreas oceânicas e 30% por terras emersas. Essas terras correspondem aos seis continentes: Europa, Ásia, África, América, Oceania e Antártida.(Fonte: Geografia do Brasil e Geral - Povos e Territórios - Da Silva, Vagner Augusto, Ed. Educaional, São Paulo, SP, 2005, 1ª Edição.)

1 - A AMÉRICA:

A extensão territorial da América é de aproximadamente 42 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a quase quatro vezes o território da Europa. Esse continente costuma ser dividido de duas formas:
* Segundo a sua localização geográfica, apresenta três subunidades: a América do Sul, a América Central e a América do Norte;
* De acordo com as diferenças de ordem histórica, social e econômica, consideram-se duas subunidades:a América Latina e a América Anglo-Saxônica.(Fonte: Geografia do Brasil e Geral - Povos e Territórios - Da Silva, Vagner Augusto, Ed. Educaional, São Paulo, SP, 2005, 1ª Edição.)


* América do Sul:



* América Central:



* América do Norte:



* América Anglo-Saxônica:



* América Latina:


* Alguns países ilustrados como pertencentes a América Latina (Trinidad e Tobago, Jamaica, Guiana e Belize) foram colonizados pelos Ingleses, portanto possuem como idioma oficial o Inglês, mas não são colocados como países americanos de ascendência Anglo-Saxônica, devido as suas características economicas e sociais que se assemelham mais ao países latino americanos. Na verdade até o próprio Canadá (considerado Anglo-Saxônico) possui parte de seu território (Quebec) onde a população fala o idioma Francês, portanto essa subdivisão das Américas serve mais para destacar os países pertecentes ao mundo desenvolvido, dos pertencentes ao mundo subdesenvolvido.

2 - A AFRICA:
A África é o segundo continente mais populoso da Terra, e o terceiro continente mais extenso atrás da àsia e das Américas tem cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta e mais de 900 milhões de habitantes em 53 países representando um sétimo da população do mundo.
(Fonte: www.Wikipédia.com.br)


3 - A ÁSIA:
A Ásia é o maior continente da Terra com 8,6% da superfície planetária ou 29,5% das terras emersas, é também o continente mais populoso com mais de 60% da população mundial.(Fonte: www.Wikipédia.com.br)


4 - A EUROPA:
A Europa tem uma área de 10,3 milhões de quilômetros quadrados, fazendo fronteira a leste com a Ásia, através dos montes Urais, é denominado Velho Mundo. O seu nome vem da mitologia grega, onde Europa era uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, Deus - Rei do Olimpo.(Fonte: www.Wikipédia.com.br).


5 - A OCEANIA:
A Oceania, é um grupo de ilhas no Oceano Pacífico: Polinésia,Melanésia e Micronésia e a Austrália. É o menor continente em área e em população (não contando com a Antártica. Seu nome provém de Oceano (em latim Oceanus)Deus da mitologia grega.
(Fonte: www.Wikipédia.com.br).


6 - A ANTÁRTIDA:
A Antártida, ou Antártica é o mais meridional dos continentes, e um dos menores com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o Polo Sul e por isso esta quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e a extremidade norte da península Antártica. Devido as duras condições climáticas não tem população permanente, apenas de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão).(Fonte: www.Wikipédia.com.br).

2 comentários: