sábado, 24 de outubro de 2009

OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A língua portuguesa é uma língua românica que se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal. É derivada do latim falado pelos povos pré-romanos da Península Ibérica (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios), há cerca de 2000 anos. O idioma se espalhou pelo mundo nos séculos XV e XVI quando Portugal estabeleceu um império colonial e comercial que se estendeu do Brasil, nas Américas, a Goa, e outras partes da Índia, Macau na China e Timor-Leste. Foi utilizada como língua franca exclusiva na ilha do Sri Lanka por quase 350 anos. Durante esse tempo, muitas línguas crioulas baseadas no Português também apareceram em todo o mundo, especialmente na África, na Ásia e no Caribe.

Com mais de 260 milhões de falantes, é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Além de Portugal, é oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial, sendo também falado nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli).

Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Maurícia, Suíça e África do Sul. Além disso, encontram-se em várias cidades no mundo numerosas comunidades de emigrantes onde se fala o português, como em Paris, na França, Hamilton, nas Ilhas Bermudas, Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá, Boston, Nova Jérsei e Miami nos EUA e Nagoia e Hamamatsu no Japão.
O português é falado por cerca de 190 milhões de pessoas na América do Sul, 16 milhões de africanos, 12 milhões de europeus, dois milhões na América do Norte e 330 mil na Ásia. Dentre as línguas, oficiais e primeiras, faladas numa significativa quantidade de países, o Português é a única cujos países falantes (7 nações) não fazem fronteira com outro país da mesma língua. Tal não ocorre com o Inglês, com o Francês, o Espanhol, o Árabe. Os territórios colonizados por Portugal não se sub-dividiram em diversos países, como ocorreu com as colônias da Espanha nas Américas, com as colônias da França e do Reino Unido na África.
(Fonte: www.wikipedia.com.br)
PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO


MAPA DE PORTUGAL - COM AS ILHAS DE AÇORES E MADEIRA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DO BRASIL - COM SUAS REGIÕES
(Fonte: www.googleimagens.com.br)



MAPA DE ANGOLA - PAÍS DA ÁFRICA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DE CABO VERDE - PAÍS DA ÁFRICA
(Fonte:www.googleimagens.com.br)


MAPA DE GUINÉ BISSAU - PAÍS DA ÁFRICA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DE MOÇAMBIQUE - PAÍS DA ÁFRICA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE - PAÍS DA ÁFRICA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DA GUINÉ EQUATORIAL - PAÍS DA ÁFRICA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DO TIMOR LESTE - PAÍS DA ÁSIA
(Fonte: www.wikipedia.com.br)


MAPA DA CHINA COM DESTAQUE PARA A LOCALIZAÇÃO DE MACAU.
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DA ÍNDIA DESTACANDO GOA REGIÃO QUE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA
(Fonte: www.googleimagens.com.br)


MAPA DA ÍNDIA DESTACANDO GOA, DAMÃO E DIU REGIÕES QUE FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA.
(Fonte: www.googleimagens.com.br)

Um comentário:

  1. Parabéns pela pesquisa! Importante esclarecer ao público essas variações territoriais que, com certeza, são também linguisticas.

    ResponderExcluir